Raio-x digital em cães e gatos – Modernidade

Raio-x digital em cães e gatos traz modernidade e rapidez ao processo de analise. Saiba como o raio-x digital em cães e gatos traz diversos benefícios

Precisão e qualidade, esses são só alguns atributos que o raio-x digital em cães e gatos pode proporcionar a medicina veterinária. A inovação e processo evolutivo do raio-x facilitam a identificação de patologias das mais diversas, e trazem diversas vantagens como veremos a seguir.

O processo do raio-x digital em cães e gatos é rápido e indolor, capaz de avaliar o funcionamento e anatomia do organismo animal de uma maneira ampla, possibilitando uma análise mais profunda dos resultados, chegando cada vez mais próximo de um diagnostico preciso, fato importante para preservar a saúde dos nossos pets.

Benefícios reais do raio-x digital em cães e gatos!

Uma das principais vantagens do raio-x digital em cães e gatos é preservar a estrutura física do pet. O fato de não ser invasivo já garante menos sofrimento ao bichinho.

Outro ponto positivo, como citado anteriormente, é o processo rápido, preciso e indolor. Em grande parte dos exames de imagens em animais, 20 minutos são o suficiente para que o exame seja feito. Claro, existem casos de fraturas e lesões que o desconforto pode ocorrer, mesmo na utilização de anestesia ou sedação.

A rapidez de resultado também faz toda a diferença no tratamento e cura de diferentes doenças. O raio-x digital pode ser visto imediatamente após o exame ser feito, podendo ser compartilhado na internet, facilitando a impressão e análise de diferentes profissionais veterinários. Com isso, as soluções em tratamentos são decididas com mais rapidez, consequentemente ajudando no processo de recuperação do pet.

Diferente do raio-x tradicional, feito de forma analógica, o raio-x digital em pets também oferece imagens mais nítidas, possibilitando a comparação de exames, facilitando até a descoberta de doenças hereditárias de maneira precoce.

Regiões e aplicações descobertas com o raio-x digital em cães e gatos!

Regiões mais requisitadas para exame de imagem animal:
· Tórax: análise de patologias cardiovasculares e pulmonares, permitindo também descobrir a presença de tumores e metástases. Além disso, também possibilita a avaliação da região pleural e mediastinal, assim como os segmentos torácicos da traqueia e esôfago;

· Coluna vertebral: apesar da ressonância magnética e tomografia computadorizda também serem bastante indicadas em casos dessa natureza, o raio-x digital da coluna vertebral permite a detecção de luxações e fraturas, além de anormalidades ósseas e alterações degenerativas, como o bico de papagaio e diminuição de espaço intervetebral.

Associando contraste ao rx digital, chamada de mielografia, podemos diagnosticar discopatias e até tumores na medula espinhal.

· Abdômen: serve como uma ferramenta adicional ao exame de ultrassom (mais preciso), mas ajudando na pesquisa e localização de corpos estranhos radiopacos ingeridos pelo sistema digestivo, possibilitando também detectar processo obstrutivo secundário, identificando torções gástricas e avaliação do grau de retenção fecal.

O sistema urinário e genital também pode ser pesquisado pelo raio-x digital, analisando os cálculos radiopacos em vias urinárias e realizando a contagem fetal a partir do 45º dia de gestação;

· Crânio: o exame indicado nesses casos são os de tomografia computadorizada e ressonância magnética. Porém, o raio-x digital ajuda na avaliação da dentição, articulações tempomandibulares (ATMs), saios frontais, cavidade nasal, fraturas e neoplasias ósseas;

· Membros: utilizado para verificar fraturas, bem como o processo de cicatrização, luxações articulares, doenças ósseas relacionadas ao crescimento, processos degenerativos ósseos e articulares, assim como identificação de infecções e doenças neoplásicas ósseas.

Agora que já sabe a utilização prática do raio-x digital em cães e gatos, procure os melhores tratamentos ortopédicos, neurológicos e de reabilitação animal com a Rede PET FISIO. São diversos tratamentos profissionais para combate de doenças, fraturas, displasias, obesidade e outros. Preserve a vida do seu pet com as melhores dicas, informações e tratamentos da PET FISIO!