Radiografia em Cães e Gatos – União Perfeita!

Radiografia em cães e gatos: entenda a importância do exame de imagem. Saiba como a fisioterapia veterinária trabalha em conjunto com a radiografia animal

Diferentes áreas da veterinária estão evoluindo e buscando respostas mais concretas para as doenças ligadas a especialidades como oncologia e fisioterapia para pets. Assim também acontece com os exames de imagem em pets, permitindo cada vez mais que a radiografia em cães e gatos forneçam bases mais claras e informativas sobre o estado de saúde dos animais.

A radiografia em cães e gatos é importante para a avaliação das condições dos mais variados órgãos e regiões do corpo dos animais, sendo uma das principais solicitações de veterinários profissionais entre os exames de imagem, possibilitando a descoberta das causas de variados sintomas e doenças por meio desse exame nada invasivo ou agressivo para o corpo de cachorros e gatos.

A radiografia animal é tão tranquila que, em raros casos, é preciso anestesias ou qualquer tipo de sedação para que o processo seja efetuado com eficiência. Sendo indicado, apenas, a presença do proprietário do pet na sala do exame, acalmando e passando serenidade ao pet.

Confira como foi a evolução da radiografia veterinária ao longo dos anos!

A presença da radiologia na medicina veterinária passa dos 30 anos, sendo adaptada da medicina humana para ajudar no diagnóstico e tratamento de animais, aplicada em uma variedade enorme de pets, desde cães e gatos, até peixes, cavalos e aves.

A radiografia em cachorros e gatos é altamente benéfica para os animais, facilitando o entendimento e motivações de diversas patologias, diagnosticando uma série de doenças e, ainda, definindo o seu estágio clínico, ajudando na rápida solução e indicação de tratamentos.

Embora algumas doenças mais preocupantes ainda sejam difíceis de detectar por meio de raios-x, outro grande número de patologias veem na radiografia sua principal fonte de identificação, como é o caso de doenças pulmonares, fraturas e displasia coxofemoral.

O raio-x feito de maneira precoce permite que medidas imediatas e assertivas sejam tomadas para aliviar sintomas de dores e avaliar a possibilidade de procedimentos cirúrgicos, disponibilizando os dados necessários para que os veterinários tomem decisões precisas e informadas.

Raio-x em cães gatos: Quais são as radiografias mais comuns em animais?

Confira quais são as partes do corpo de cachorros e gatos que exigem uma observação mais detalhada quando lesadas ou alteradas, que podem se reveladas por meio das radiografias:

· Abdômen: importante na pesquisa de corpos estranhos ou radiopacos ingeridos por cães e gatos, diagnóstico de torção gástrica, contagem de número de fetos à partir do 45º dia de gestação, avaliação do grau de retenção fecal, do transito gastrointestinal através da administração via oral de contraste radiográfico, na pesquisa de cálculos urinários radiopacos e o diagnóstico de ruptura de bexiga através da administração de contraste via sonda uretral;

· Crânio: algumas aplicações importantes que incluem a avaliação das articulações tempo romandibulares (ATMs), dentição, integridade dos ossos, cavidade nasal e seios da face;

· Coluna Vertebral: permite a visualização de suas partes ósseas, mostrando os segmentos cervicotorácico, cervical, toracolombar, lombossacro e vértebras caudais;

· Membros torácicos e pélvicos: detalha as porções ósseas dos membros, assim como os tecidos moles que o envolvem;

· Tórax: permite a análise da silhueta cardíaca, traqueia, pulmões, esôfago torácico e diafragma;

· Quadril, Pelve e Coxal: diagnóstico da displasia coxofemoral e avaliação de luxações e fraturas.

A importância da fisioterapia veterinária em conjunto com os exames de imagens em animais!

Assim como o raio-x animal é importante para a detecção de doenças e lesões, a fisioterapia veterinária trabalha em conjunto com os exames de imagem, principalmente nos tratamentos e reabilitação, oferecendo a oportunidade dos pets recuperarem sua qualidade de vida.

A Rede PET FISIO trabalha constantemente para oferecer aos pets o melhor da fisioterapia veterinária, trabalhando com métodos e práticas modernos e eficientes, desde hidroterapia até acupuntura veterinária, sempre avaliando cada necessidade e condição dos pets.

Fez o radiografia veterinária do seu animalzinho? Precisa de um local de tratamento eficaz? Encontre a unidade PET FISIO mais próxima de você e dê ao seu pet a oportunidade de ter uma vida leve e saudável.