Ortopedia em Cachorro – Quais Doenças e Lesões Tratamos?

Ortopedia em cachorro: conheça as doenças que se englobam na ortopedia veterinária. Saiba como a fisioterapia veterinária ajuda no tratamento de casos de ortopedia em cachorro

Tombos, ossos quebrados, acidentes com atropelamentos, qualquer animal pode estar sujeito a algum de tipo de problema dessa natureza. É aí, então, que a ortopedia em cachorro entra em ação para oferecer os procedimentos mais eficazes para recuperação do pet.

A ortopedia em cachorro atua expansivamente em complicações como artroses, fraturas, traumas e muitos outros. A ideia é de preservação da saúde do animal, agindo para aliviar as dores e melhorando a qualidade de vida de cada pet.

Quais as áreas de atuação da ortopedia em cachorro?

A especialidade da ortopedia veterinária está situada em diversos casos como:

Atroses: alterações degenerativas na cartilagem articular que apresenta lesões na coxofemoral, coluna vertebral, joelhos e cotovelo. Os sintomas mais visíveis são os de dificuldade na realização de tarefas simples como levantar, andar, brincar, correr e outros, modificando o espírito natural de alegria do pet por um aspecto de tristeza e quietude;

Displasia Coxofemoral: caracterizada pela degeneração da articulação da bacia com a cabeça do fêmur. Provoca complicações na mobilidade do pet, dificultando sua mobilidade, tanto na caminhada como na corrida e pulos. Acomete, em geral, animais de médio e grande porte;

Ruptura de Ligamento Cruzado: normalmente acometida por uma ruptura crônica por fadiga progressiva das estruturas do joelho;

Luxação de Patela: afeta a ação do músculo do quadríceps na parte inferior da perna do animal, variando a dor em graus;

Fraturas e Traumas: causadas por diferentes motivos, desde acidentes até excesso de peso e outros;

Displasia de Cotovelo: má formação dos componentes ósseos da articulação do cotovelo resultando em um desnivelamento entre rádio, ulna e úmero ou tróclea mal formada;

Necrose Asséptica da Cabeça do Fêmur: Necrose da articulação que causa atrofia muscular e encurtamento do membro dolorido provocando dor ao movimento passivo da articulação do quadril;

Síndrome do Cão Nadador: anormalidade no desenvolvimento de filhotes caracterizada pela dificuldade de mobilidade;

Tratamentos para pets acometidos por problema ortopédicos!

A fisioterapia veterinária é grande aliada dos pets acometidos por doenças e complicações ortopédicas, pois oferece programas de reabilitação adequados para cada caso, fortalecendo musculatura, combatendo dores e incômodos, fornecendo os equipamentos ideais para não agravar sintomas e resgatando a qualidade de vida do animal.

A Rede PET FISIO busca a excelência no tratamento de cães com doenças ortopédicas, oferecendo o que há de melhor para preservar a rotina saudável de cada pet com diferentes métodos e técnicas de tratamentos fisioterápicos, desde hidroterapia até acupuntura veterinária.

Quer o melhor tratamento de ortopedia em cachorro? Encontre a unidade PET FISIO mais próxima de você e marque uma consulta. Venha ver como é possível reabilitar seu pet com técnicas profissionais e programas especiais de reabilitação animal.