Obesidade em Cães – Como Identificar e Tratar Corretamente?

Obesidade em Cães – Como Identificar e Tratar Corretamente?

Obesidade em cães: como ver se o seu pet está acima do peso? Saiba como combater a obesidade em cães com técnicas de fisioterapia veterinária ideais para esses casos

A obesidade em cães é um problema que deve ser levado a sério, tanto para os humanos quanto para os pets, pois o excesso de peso pode promover o aparecimento de diversas doenças decorrentes desse acúmulo de gordura corporal, como os problemas cardíacos, diabetes e outros. Você sabia que a obesidade pode reduzir até 2 anos o tempo de vida do seu pet?

Nesse artigo vamos compreender como identificar a obesidade em cães, as raças mais predispostas à obesidade e qual o tratamento e programa de emagrecimento mais eficaz para o cão perder peso com saúde e segurança.

Analisando o índice de massa corporal do pet!

A análise do IMC (Índice de Massa Corporal) do pet pode ser subdividida e entendida como:

Extremamente magro: as costelas e ossos são proeminentes, não existindo nenhuma dobrinha abdominal e a perda de massa muscular sendo aparente;

Magro: costelas, extremidades ósseas e área lombar são visíveis; a cintura é bastante fina e a curva abdominal é aparente;

Ideal: costelas têm uma camada fina de gordura, apresentando cintura e curva abdominal marcada;

Acima do peso: camada de gordura densa e dificuldade para apalpar as costelas. As dobras de gordura nas costas e na base do rabo são visíveis. Cintura marcada não aparece;

Obeso: cães com grande depósito de gordura no tórax e na base do rabo; sua espinha dorsal fica bastante curvada por causa do peso do abdômen.

Quais raças estão mais propensas a apresentar a obesidade canina?

Ainda existe um grande número de raças que são propensas geneticamente à obesidade canina, entre elas: Dogue Alemão, Beagle, Dálmata, Cocker Spaniel, Labrador, Pug, Mastiff, Golden Retriever, São Bernardo, Shih Tzu, Schnauzer Miniatura, Basset e Dachshund.

Qual o tratamento para obesidade em cães mais segura e eficaz?

A fisioterapia veterinária já oferece programas eficazes de reabilitação e emagrecimento saudável para os pets, utilizando técnicas que não prejudicam o seu estado atual de saúde, trazendo mais condição muscular, articular e mobilidade.

A hidroterapia veterinária, por exemplo, utiliza-se da esteira aquática para evitar os impactos dos solos duros que causam mais dor e sequelas aos pets fora do peso, agindo diretamente na sua condição muscular e também psíquica, já que oferece aos pets a oportunidade de realizar movimentos que são difíceis pelo excesso de peso, aumentando sua confiança, fortalecendo sua musculatura, mobilidade e articulações, oferecendo um programa de emagrecimento natural e progressivo.

Outras técnicas como a acupuntura e quiropraxia também são muito utilizadas em pets que apresentam quadros fortes de dores e incômodos pelo excesso de peso, aliviando as dores e incômodos e preparando o pet para uma vida mais saudável.

Modificando a alimentação do pet com inteligência!

Outro ponto de extrema importância em casos de obesidade canina é a alimentação! Muitas vezes a modificação da alimentação do pet obeso não é a mais adequada, principalmente pela desinformação quanto aos efeitos da ração escolhida.

A linha de ração mais adequada aos cães obesos são as das linhas especiais, como a Premier Obesos, que contam com ingredientes e nutrientes que ajudam no emagrecimento e queima de gordura em um ritmo saudável, diferente das rações lights que se destinam a manutenção do peso do pet e não exatamente para auxiliá-los na perda de peso.

Na ânsia de traçarmos um planejamento certo para o emagrecimento do nossos bichinhos, muitas vezes deixamos passar pontos importantes como esse. Por isso a importância de contar com uma ajuda profissional no programa de emagrecimento do pet.

A Rede PET FISIO conta com os melhores profissionais e equipamentos para oferecer ao seu pet um programa perfeito de emagrecimento e combate a obesidade em cães. Quer ver como? Marque uma consulta, encontra a unidade PET FISIO mais próxima de você e veja como seu cão pode ser uma qualidade de vida saudável e plena com técnicas profissionais de fisioterapia veterinária.

Artigos Recomendados