Natação ou Esteira Aquática para cães – Qual o melhor tratamento?

Natação ou Esteira Aquática para cães – Qual o melhor tratamento?

Natação para cachorro: quando recreativa e quando de reabilitação? Conheça a hidroterapia e sua importância na recuperação de diversas patologias nos pets

Descubra a unidade Pet Fisio mais próxima de você e realize hidroterapia no seu pet!

A natação para cachorro, sem sombra de dúvidas, pode ser muito benéfica para os pets, seja pelo lado psicológico como atividade recreativa, como também para sua saúde na perda de peso, condicionamento e reabilitação.

É importante, no entanto, compreendermos como a natação para cachorro deve ser colocada na rotina dos pets, como também existem diferenças importantes na sua utilização profissional e quando apenas recreativa.

A natação recreativa para cachorros!

Claro, existem pets que naturalmente se dão com a água como unha e carne, e muitas vezes são exímios nadadores sem o mínimo medo de se atirar na piscina! Entretanto, a natação canina, mesmo que tenha seus predicados terapêuticos e físicos, não deve ser introduzida à vida do cão sem o acompanhamento e indicação de um veterinário profissional.

Muitos animais não possuem a capacidade plena de nadar e se adequar às necessidades que a natação os impõe, podendo sofrer acidentes, lesões e até se afogar se não acompanhados adequadamente.

A fisioterapia veterinária como grande introdutora das técnicas de tratamento via natação!

A fisioterapia veterinária, sem dúvidas, foi o campo da medicina animal que mais soube utilizar a água como forma de tratar diversas patologias nos pets. Hoje é possível afirmar que diversos problemas, desde artroses, displasias de cotovelos e coxofemoral, hérnias de disco, entre outros, se utilizam das técnicas de fisioterapia na água para reabilitar cães.

Diversos problemas neurológicos também são direcionados para a natação, sendo uma ótima forma de estimular o equilíbrio e a coordenação, ativando o sistema nervoso sensorial sem que o animal sofra com os efeitos da gravidade.

Vale ressaltar que pets com problemas e lesões na pele, cervicalgias, animais com infecções (principalmente urinária), com quadros clínicos debilitados, cardiopatas graves ou descompensados, animais anêmicos, com fixadores externos ou fraturas não estabilizadas não devem se utilizar da natação.

Esteira aquática: o método mais eficaz da fisioterapia veterinária através do uso da água!

A hidroterapia pode ser classificada como a técnica utilizada na rotina de reabilitação animal, através de diferentes modalidades aquáticas, que mais trazem efeitos benéficos para vida animal.

Na fisioterapia, as modalidades utilizadas mais comuns são a natação e a esteira aquática, sendo que a esteira aquática apresenta melhores resultados principalmente em lesões de quadril, joelho e no tratamento de animais paralisados.

Os benefícios da hidroterapia na vida de pets em reabilitação!

A flutuabilidade da água garante aos pets a remoção da pressão dos membros doloridos e do peso do animal, diminuindo significativamente a força necessária para realizar movimentos simples, mas cruéis para animais lesionados e em reabilitação.

Essa condição fornece aos pets a capacidade de re-estabelecerem mais rapidamente a musculatura e amplitude de movimentos dos membros atrofiados secundários devido a diferentes fatores clínicos, desde cirurgias até patologias como a displasia coxofemoral.

A hidroterapia veterinária oferece ao pet a oportunidade de trabalhar diferentes estruturas ao mesmo tempo, evoluindo melhor o equilíbrio e distribuição de peso, atingindo tanto a reeducação neuromuscular como também sua agilidade.

Confira alguns benefícios notórios da hidroterapia:

  • Alívio de dores, tensão e inchaço;
  • Alívio de espasmos musculares;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Melhora da condição física (pulmões e coração);
  • Aumento de velocidade de recuperação de lesões;
  • Fortalecimento dos músculos e manutenção;
  • Aumento de amplitude de movimentos das articulações.

Quando utilizar a hidroterapia em meu pet?

A esteira aquática pode ser utilizada para tratamento de diferentes patologias ortopédicas e neurológicas, musculares, ligamentares e outros tipos de lesões em tecidos moles. Também vem apresentando grandes resultados no combate a obesidade canina e no trabalho de aperfeiçoamento muscular para cães atletas e de exposição e na reabilitação animal em geral.

A Rede PET FISIO conta com diversas unidades espalhadas pelo Brasil oferecendo diferentes tratamentos fisioterápicos na reabilitação de pets com problemas ortopédicos, neurológicos e outros. Encontre a unidade PET FISIO mais próxima de você e marque uma consulta. Veja como podemos traçar um programa profissional de hidroterapia para a recuperação plena da qualidade de vida do seu pet!

Artigos Recomendados