Mielopatia Degenerativa

A mielopatia degenerativa é um doença crônica de caráter lentamente progressivo e que acomete normalmente cães idosos e de grande porte como os das raças Pastor Alemão, Rottweiller, Labrador, Pitbull e Boxer.

Garanta o melhor método para retardar a mielopatia degenerativa. Encontre a unidade PET FISIO mais próxima de você e venha ver como podemos ajudar seu amigo!

Ainda não foi descrito a causa dessa doença, mas sabe-se que ela tem um cunho genético.

Os sintomas normalmente começam com dificuldade progressiva de locomoção dos membros pélvicos até a paralisia desses membros, sendo que geralmente os membros toráxicos também são acometidos e em muitos casos a doença progride para lesão do nervo frênico, levando a perda da capacidade de contração dos músculos respiratórios (intercostais e, principalmente, diafragma).

O diagnóstico dessa doença é muito complicado, pois os sintomas iniciais são muito parecidos com os de outras doenças como hérnia de disco, cauda equina e displasia coxo-femoral, e todos os exames de imagem e laboratorias não são conclusivos para essa doença. O diagnóstico definitivo só pode ser fechado com laudo histopatológico da medula, após o animal vir a óbito.

Não existe tratamento cirúrgico para esta doença e já foi comprovado que o uso de anti-inflamatórios não apresenta resultados positivos. O animal deve ser indicado para a fisioterapia veterinária, afim de retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida do animal.

Um estudo realizado nos EUA, com 22 animais com suspeita de mielopatia degenerativa demonstrou que a fisioterapia intensiva quadruplicou o tempo de vida dos pacientes, sendo relatado casos de manutenção da qualidade de vida por 14 meses de animais que realizam fisioterapia veterinária intensiva e com o uso da esteira aquática.