Cachorro Não Consegue Andar – Por quê?

Cachorro não consegue andar: entenda as possíveis causas de sua paralisação. Saiba como a fisioterapia veterinária pode auxiliar seu pet na recuperação de suas funções

Tenha o melhor método de tratamento fisioterápico para o seu pet. Encontre a unidade PET FISIO mais próxima de você e marque uma consulta em poucos cliques!

Seu cachorro não consegue andar e você não sabe por quê? Não se preocupe, a Rede PET FISIO vai tirar algumas das suas dúvidas nesse artigo, mostrando algumas causas, sintomas, diagnósticos e tratamentos para que seu pet se reestabeleça o quanto antes.

A paralisia em cães pode ocorrer por diversos motivos, entre eles em casos e doenças que envolvam a raça, idade, os nervos, discos degenerativos, infecções bacterianas ou virais e outros. As principais áreas afetadas são as patas traseiras, podendo em alguns casos o cão continuar exercendo suas funções normalmente da lesão medular e paralisar-se a partir de algum ferimento, dano ou agravamento.

Quais as causas mais comuns de paralisia canina?

Entre as causas mais recorrentes de paralisia canina estão: mielopatia degenerativa, hérnias de disco, discoespondilite, meningomielite, poliminsite, polineurite, embolia aórtica, tumores e câncer na medula ou coluna vertebral, botulismo, embolia fibrocartilaginosa, hipotireoidismo, lesões na coluna vertebral ou má formação da coluna vertebral e vértebras.

Cachorro não consegue andar: quais sintomas devo prestar atenção?

Os principais sintomas são a incapacidade de mover as quatro patas (tetraplegia), de mover apenas as patas traseiras (paraplegia), andar arrastado com as patas traseiras que ainda se movimentam se mantendo com as patas dianteiras (paresia) e incapacidade de controlar a urina, defecação, prisão de ventre e outras.

Como é feito o diagnóstico de cães com paralisia?

O diagnóstico é feito através de um histórico fiel e completo da saúde do pet, analisando sintomas e quando eles começaram, assim como os possíveis acidentes que possam ter agravado ou criado tal quadro, como cinomose, lesões e outras.

O médico veterinário irá realizar diversos exames, desde o Raio-X até tomografia e ressonância magnética, afim de encontrar o melhor diagnóstico e traçar as melhores estratégias para estruturar um tratamento capaz de resgatar a qualidade de vida dos pets.

Cães permanentemente paralisados podem manter a qualidade de vida?

A paralisia permanente pode ser causada por atropelamentos ou cães com agravamento de doenças ou alterações na coluna. A melhor maneira de aliviar sua dor e melhorar sua qualidade de vida é utilizar a cadeira de rodas para cães, podendo também servir como um equipamento temporário para sua recuperação.

A importância da fisioterapia veterinária na recuperação de pets!

A fisioterapia veterinária também vem ganhando destaque no combate de diversas doenças, lesões e traumas que afetam a capacidade de mobilidade dos pets, ajudando em casos pré e pós-operatórios, no fortalecimento muscular, alivio de dor e reestabelecimento das funções normais do animal, aumentando sua expectativa e qualidade de vida.

Os métodos passam por hidroterapia, acupuntura veterinária, quiropraxia e muitos outros. O objetivo é adequar o cão ao aparelho que ele se sinta melhor e que traga os melhores resultados, gradualmente ajudando o pet em sua recuperação.

A Rede PET FISIO conta os melhores equipamentos e profissionais da fisioterapia veterinária, ajudando pets em sua recuperação. Seu cachorro não consegue andar? Encontre a unidade PET FISIO mais próxima de você e venha conhecer as soluções em tratamentos fisioterápicos que temos para o seu pet.