Ozonioterapia – Entenda o que é e seus benefícios

Ozonioterapia: tratamento fácil, eficiente e de baixo custo. Conheça mais sobre os benefícios, indicações e técnica da ozonioterapia para a medicina veterinária

Encontre a equipe mais preparada para atender seu pet na Rede PET FISIO. Marque uma consulta em uma das unidades Pet Fisio mais próxima de você em poucos cliques

A ozonioterapia é a utilização do gás ozônio como agente terapêutico no tratamento de diversas patologias. Após a sua aplicação, ele reage com os tecidos corporais formando substâncias que estimulam todo o sistema antioxidante e promovem uma grande liberação de oxigênio para as células.

Os efeitos benéficos da ozonioterapia dependem da concentração da mistura de ozônio/oxigênio utilizada. Além de estimular os sistemas antioxidantes endógenos o ozônio tem vários outros efeitos interessantes.

Entre os benefícios, o tratamento de ozonioterapia é um potente vasodilatador que melhora a curva de dissociação da hemoglobina com o oxigênio, melhorando a oxigenação tecidual, estimulando a liberação de mediadores da imunidade como os interferons e citocinas, e também produzindo efeitos diretos sobre diversos agentes infecciosos como vírus, bactérias e fungos.

Por aumentar a saturação do oxigênio circulante ele também tem um importante efeito anti-inflamatório, muito útil como coadjuvante no tratamento de dores crônicas.

Como funciona a terapia através da utilização de ozônio?

O ozônio, ao reagir com os tecidos corporais, forma substâncias que estimulam todo o sistema antioxidante do animal, promovendo grande liberação de oxigênio para as células. Com isso, o emprego da ozonioterapia veterinária aprimora a circulação sanguínea, auxiliando na cicatrização de feridas, na oxidação de toxinas e no combate eficaz das dores crônicas.

O gás também possui efeitos que auxiliam e aceleram a recuperação e cicatrização de lesões importantes, principalmente pelo fato de possuírem efeitos anti-inflamatórios e analgésicos que ajudam nesse processo.

As dores crônicas, grande responsável pela diminuição da qualidade de vida dos pets, ganha com a ozonioterapia canina um grande aliado. O ozônio, nesses casos, é utilizado com eficiência no tratamento de patologias complicadas como a hérnia de disco, neuralgias, inflamações, fibromialgias e outras enfermidades.

Formas de aplicação da ozonioterapia

Local/Tópico:

• Injeção intramuscular;
  • Injeção subcutânea (analgesia);
  • Injeção paraverteral;
  • Injeção intra/periarticular;
  • Insuflação retal;
  • Insuflação vaginal;
  • Insuflação de conduto auditivo;
  • Aplicação de óleo ozonizado;
  • Água bidestilada ozonizada (compressa, spray ou banho)
  • Bolsa (bag).

Sistêmicas:

• Grande Auto-Hemoterapia (Maior);
  • Pequena Auto-Hemoterapia (Menor);
  • Insuflação Retal;
  • Solução salina ozonizada.

Em quais casos a ozonioterapia é indicada?

É possível elencar algumas patologias mais comuns onde a ozonioterapia age com eficiência. Claro, sempre como tratamento complementar aos tratamentos já existentes, melhorando a resposta terapêutica e bem estar dos pets. Vejamos:

1 – Lombalgias, inflamações de raíz nervosa, espondilose e hérnia de disco

Por o ozônio possuir efeitos analgésicos e antiinflamatórios, acaba por inibir a síntese de prostaglandinas pró-inflamatórias, causando a liberação de bradicininas e compostos algogênicos, aumentando a liberação de antagonistas para citocinas pró-inflamatórias.

Em outras palavras, a ozonioterapia animal não só atenua na compressão da raiz do nervo reduzindo o tamanho do disco, como também ajuda na redução da estase venosa causada pela compressão de vasos e, portanto, ajuda na melhora da microcirculação e fornecimento de oxigênio, reduzindo as dores associadas à hipóxia neuronal.

Esses efeitos fazem com que a ozonioterapia seja uma opção excelentes no tratamento de alterações na coluna vertebral dos animais como lombalgias, espondilose (bico de papagaio), inflamação de raíz nervosa e hérnia de disco.

2 – Patologias infecciosas e processos sépticos

A utilização do ozônio, apesar de ser um potente antimicrobiano (uso tópico), principalmente quando utilizado de forma sistêmica no organismo. Este ainda não pode inativar vírus, bactérias e fungos in vivo. Paradoxalmente, os patógenos estão bem protegidos pelo potente sistema antioxidante das células.

O intuito do uso da ozonioterapia em patologias infecciosas e processos sépticos é de servir como um estimulador do sistema imune. Em outras palavras, de servir como um meio de ativação dos neutrófilos que estimulam a síntese de alguns mensageiros chamados citocinas.

Esse processo faz com que outras células imunes sejam alertadas, provocando uma grande cadeia de mudanças positivas no sistema imune, tornando o pet mais capaz de resistir a diferentes doenças.

A aplicação do ozônio medicinal, portanto, é extremamente eficaz para a ativação imunológica em animais com status imune baixo e/ou imunodeficientes, sendo eficaz em processos sépticos diversos, vírus da imunodeficiência, infecções urinárias, processos infecciosos no sistema reprodutivo (em bovinos e equinos), mastites, metritis e endometritis e outras.

3 – Dermatopatias (patologias da pele)

O gás ozônio também é positivamente aplicado de forma tópica na terapia de dermatopatias. O uso tópico, por exemplo, pode aproveitar o gás contido em uma bolsa, água ozonizada ou em um óleo ozonizado.

Quando o gás é utilizado em concentrações altas, este possui ação antimicrobiana de amplo espectro, podendo ser eficiente em infecções diversas e resistentes. Essa ação antimicrobiana é direta, com efeito oxidante sobre a membrana do microrganismo, tendo uma ação fundamental sobre bactérias, vírus, fungos e protozoários.

Além disso, a ozonioterapia também pode ser utilizada em baixas concentrações de forma bioestimulante. Ou seja, auxiliando na cicatrização. Com essas características, a ozonioterapia também se faz eficaz para combater dermatopatias diversas como piodermites profundas e superficiais, furunculoses, feridas infectadas, doenças fúngicas e cicatrização de feridas.

4 Como terapia auxiliar no combate ao câncer

A ozonioterapia cumpre papel essencial e decisivo na manutenção da qualidade de vida e saúde dos pets em processos cancerígenos. O planejamento de tratamento com ozonioterapia auxilia no combate às células cancerígenas, que dependem de um ambiente com pouco oxigênio para prevalecer, sendo capaz também de atenuar um dos efeitos colaterais mais graves da quimioterapia: a perda da imunidade que, em muitos casos, faz com que os pacientes com câncer sucumbam ao adquriir outras patologias devido a baixa imunidade.

5 Outros enfermidades e afecções

Além dessas patologias listadas acima, a ozonioterapia para cachorro também se faz eficiente como terapia complementar em programas de reabilitação para:

• Artrites;
  • Artroses;
  • Artrites sépticas;
  • Tendinites;
  • Dores osteomioarticulares;
  • Insuficiência venosa/arterial;
  • Osteomielites;
  • Úlceras;
  • Infecções cutâneas.

Existe contra indicação para a ozonioterapia?

São poucas as contra-indicações para a utilização da ozonioterapia veterinária como forma de terapia complementar. Dentre elas:

• Evitar o tratamento em animais com hipertireoidismo descompensado;
  • Evitar o tratamento para animais com hipoglicemia;
  • Evitar o tratamento para animais com deficiência de Glicose-6-Fosfato-Desidrogenase (G6PD eritrocitária), popularmente conhecido como favismo;
  • É proibida a inalação durante o tratamento.

Conte com a Rede Pet Fisio no tratamento do seu amigo através da ozonioterapia veterinária

A ozonioterapia é um procedimento de baixo risco, aplicado geralmente como um método complementar, aditivo ou restaurativo, isto é, em associação aos tratamentos médicos habituais.

É uma terapia veterinária natural, com poucas contra-indicações e efeitos secundários mínimos. Claro, quando indicada e realizada e/ou orientada corretamente, por profissional médico, com formação adequada, assim como qualquer ato médico. É ainda um procedimento extremamente promissor pelo seu baixo custo de investimento e manutenção, facilidade de aplicação e resultados clínicos.

A Rede Pet Fisio investe pesado na capacitação de seus profissionais através de constante atualização de protocolos de tratamento e na aquisição de equipamentos modernos que possam fornecer aos tutores e pacientes uma infraestrutura ótima e um ambiente perfeito para uma recuperação gradual e saudável através de programas de reabilitação planejados.

São diversas unidades, sempre oferecendo os melhores programas de reabilitação para diferentes patologias e lesões ortopédicas, neurológicas e em programas de emagrecimento animal.

Quer saber mais sobre a ozonioterapia e suas aplicações eficientes? Encontre a unidade Pet Fisio mais próxima de você e marque uma consulta com um de nossos especialistas agora mesmo.