Acupuntura para Cães – Conheça mais

Acupuntura para Cães – Conheça mais

Acupuntura para cães: o tratamento alternativo para alivio de dores e disfunções. Conheça mais sobre acupuntura para cães e reabilitação animal da Rede Pet Fisio

Quer os melhores métodos de acupuntura para cães? Encontre a unidade Pet Fisio mais próxima de você e marque uma consulta agora mesmo!

Os tratamentos alternativos para cães e gatos vem ganhando cada vez mais espaço na hora de escolher qual recuperação devemos escolher para melhor a qualidade de vida do nosso pet. Um desses tratamentos é a acupuntura para cães.

A acupuntura para cães tem o mesmo resultado quando comparamos as técnicas utilizadas em humanos. Ou seja, as reações são estimuladas pelas agulhas posicionadas nas terminações nervosas que conduzem esse estímulo ao cérebro, que por sua vez responderá. A única diferença está no tamanho, espessura e diâmetro da agulha.

Quando é indicada a acupuntura para cães?

  • Doenças respiratórias (como asma);
  • Doenças relacionadas à estrutura óssea (displasia coxofemoral, artrite, artrose, hérnia de disco);
  • Doenças musculares;
  • Doenças relacionadas ao sistema gastro-intestinal (gastrite, diarreia e outros);
  • Doenças dermatológicas;
  • Doenças neurológicas;
  • Doenças urogenitais;
  • Pós-operatória;
  • Distúrbios endócrinos;
  • Patologia oculares.

Os benefícios da acupuntura para cães

Os benefícios da acupuntura para cães são muitos e sua eficiência depende do profissionalismo e o correto emprego de suas diferentes técnicas. De forma geral, os benefícios passam por:

  • Diminuição das dores: a redução das dores em cães diagnosticados com problemas musculares e ósseos está entre os principais benefícios. O fato é que o relaxamento muscular faz com que as dores se tornem menos intensas e seja possível voltar a fazer caminhadas e brincadeiras que também ajudam no tratamento.
  • Diminuição no uso de remédios: ao iniciar um tratamento alternativo como a acupuntura veterinária, os pets apresentam melhoras significativas na disposição para realizar atividades, o que influencia e pode reduzir a quantidade de remédios prescritos.
  • Relaxamento muscular: alguns tutores de cães ficam preocupados com a agitação dos pets no início desta terapia, mas logo de início notam o poder calmante que a técnica traz ao animal. Esse efeito faz com que mesmo animais mais agitados não precisem de sedação para fazer a acupuntura.
  • Evolução curativa nos problemas de pele: problemas como dermatite alérgica, granulomas ou pontos quentes podem responder bem as agulhas porque o aumento da circulação melhora a cicatrização, enquanto a redução da dor diminuirá as reações de coceira.

Além de ser um método altamente natural e trazer benefícios no tratamento de diversas doenças e lesões, a acupuntura animal também oferece diversos facilidades, como:

  • Apesar das agulhas, a acupuntura não é dolorosa;
  • Os efeitos colaterais são praticamente nulos;
  • Qualquer cão pode ser tratado pela acupuntura;
  • Serve como tratamento complementar para uma série de outros tratamentos;
  • Ajuda no alívio de dores frequentes;
  • Equilibra o organismo do cão como um todo;
  • Melhora a qualidade de vida.

 

Passo a passo da avaliação ao tratamento via acupuntura

O primeiro passo para se indicar a acupuntura para cães é compreender o quadro em que o animal se encontra. O especialista fará uma avaliação clínica e, se for necessário, solicitará exames para checar as condições do seu pet.

Com esses dados em mãos, ele fará uma anamnese, de forma a identificar os pontos que precisam ser estimulados para restabelecer o equilíbrio. Você deverá informar o profissional sobre o comportamento do seu pet no dia a dia.

É importante que você saiba sobre os hábitos alimentares, a frequência com que ele faz as necessidades, se ele é agressivo demais ou muito calmo e apático entre outras coisas. Para a medicina chinesa, tudo é relevante, mesmo que a gente não entenda.

Após a checagem de todos os dados, o acupunturista prescreverá a quantidade de sessões, o tempo de duração de cada uma delas e o intervalo entre uma sessão e outra.

Existem vários instrumentos que podem ser utilizados para o estímulo dos acupontos, como agulhas, moxa, eletroacupuntura, ventosas entre outros. O mais comum e de menor custo é o praticado com agulhas.

Esses materiais possuem diversos tamanhos. Para tratar os animais, são utilizadas as agulhas pediátricas. Elas são menores e mais finas e faz com que o desconforto e o estresse do animal sejam evitados.

O profissional deixará o pet relaxado em uma posição que seja confortável. Depois, insere as agulhas nas regiões adequadas para o tratamento específico de determinada enfermidade.

Geralmente, o tempo em que o animal fica com as agulhas é por volta de 45 minutos. As agulhas são retiradas com cuidado e conferidas para que não restem dúvidas de que alguma possa ter ficado no corpo do animal.

O procedimento é praticamente indolor e não causa lesões por conta da espessura da agulha. É comum que o pet fique sonolento após a sessão. Isso acontece porque alguns pontos, quando estimulados, promovem efeito analgésico e calmante.

Como são e quanto custam as sessões de acupuntura para cães?

Geralmente o tratamento ocorre em séries de 10 a 15 sessões, mas varia conforme a necessidade de cada cão. Isso porque o profissional veterinário, após o diagnóstico assertivo da doença ou lesão, deverá averiguar o quadro clínico do animal, avaliando sua idade, sua condição física, outras complicações paralelas e outros.

Além disso, a acupuntura é uma terapia complementar. Ou seja, que deve ser realizada em conjunção com outros tipos de tratamento, desde o medicamentoso, como também pode dividir espaço com outras terapias fisioterápicas, como a hidroterapia, ozonioterapia, laserterapia e outros.

A sessão de acupuntura tem início com o estímulo dos pontos feitos com auxílio de laser, dependendo do problema que será tratado. Os pontos da acupuntura fazem parte dos 14 meridianos pelos quais flui a energia vital do animal. Após o laser são usadas as agulhas tradicionais, que geralmente ficam no animal por cerca de 10 a 15 minutos. Em seguida é usado o mocha, que é um bastão de carvão prensado com Artemísia usado para aquecer os pontos e proporcionar relaxamento no local.

Em média, o valor da sessão de acupuntura poderá custar o investimento de R$ 100,00 a R$ 170,00 (os preços são reajustados anualmente), podendo aumentar ou diminuir conforme a necessidade e complexidade de cada tratamento.

Os tratamentos que se utilizam de esteira aquática, por exemplo, costumam encurtar em até 40% o tempo do tratamento, consequentemente diminuindo o valor do tratamento total.

Conte sempre com profissionais especializados para garantir eficiência e qualidade

A rede Pet Fisio investe forte na capacitação profissional de seus especialistas e também em equipamentos modernos que ofereçam o ambiente certo de recuperação saudável e gradual.

São diversas unidades espalhadas pelo Brasil, todas levando os princípios e condutas de toda a rede com os melhores protocolos de atendimento, analisando cada caso e traçando um programa de reabilitação customizado.

Quer um programa estruturado e profissional de acupuntura para cães? Encontre agora mesmo a unidade Pet Fisio mais próxima de você e marque uma consulta. Venha ver como podemos ajudar na recuperação saudável do seu pet.